Menu & Busca

As lições de Oswaldo Cruz, na deliciosa prosa de Scliar

        Sonhos Tropicais (Companhia das Letras, 1992), do gaúcho Moacyr Scliar (1937-2011), é uma leitura que se encaixa com justa harmonia nestes tempos de confinamento social e de enfrentamento à Covid-19, por mostrar o quanto o ser humano é vítima de seres tão microscópicos quanto letais e o preço que paga para vencê-los.

Scliar recorreu à ficção para resgatar a vida do médico e sanitarista Oswaldo Cruz, marcada por superlativos desafios e conquistas, mas, na mesma proporção, por amarguras políticas. Seu obsessivo compromisso em erradicar a varíola – com a instituição da vacina obrigatória – foi o estopim para a Revolta da Vacina (1904) no Rio de Janeiro.

A deliciosa prosa de Scliar (cuja formação de médico contribuiu para tornar o livro confiável e verossímil) também relata outra batalha que permeia a história da Humanidade: a ciência contra a ignorância, o saber contra a obscuridade, a obscenidade política contra os legítimos interesses públicos.

Oswaldo Cruz foi um dos mais geniais cientistas brasileiros, todavia, 116 anos mais tarde, ainda não assimilamos suas lições.

Carlos Stegemann, 20-04-2020
Post relacionado

NASCEU!

Produzir um livro significa conceber o projeto editorial, pesquisar, decupar,…

‘O Mestre e Margarida’: Bulgákov está entre os melhores da lista VIP

‘O Mestre e Margarida’: Bulgákov está entre os melhores da lista VIP

Nos muitos encontros literários que tive com crianças e adolescentes,…

Prepare seu fôlego e seu estômago para ‘Fumaça Humana’

Prepare seu fôlego e seu estômago para ‘Fumaça Humana’

            Há 75 anos, a Alemanha nazista rendia-se incondicionalmente diante…

Digite sua palavra-chave de pesquisa e pressione enter para pesquisar