Menu & Busca

2015 – O tornado e o equilíbrio diante da tragédia

A imagem do publicitário e fotógrafo Vanderlei Tecchio é certamente uma das mais impactantes da obra ‘Acaert 40 anos A memória de quem viveu a história’ (Carlos Stegemann, Carbo Editora, 2020). O registro de 20 de abril de 2015 capta o rastro de destruição do tornado de intensidade F2 que assolou Xanxerê, no oeste catarinense, deixando seis mortos, 120 feridos e 4 mil desabrigados.

Vanderlei Tecchio, natural de Xanxerê, tem 47 anos e trabalha com fotografia desde os 13. O tornado foi um dos momentos mais desafiadores de sua trajetória profissional. “Sou parte da comunidade e sinto sua dor. No entanto, meu pai, que foi fotógrafo perito, me ensinou a manter o equilíbrio emocional em momentos delicados”.

Techio lembra que “foi duro ver as pessoas tentando salvar seus pertences de casas praticamente devastadas. Foi impossível não se comover”. Ele percorreu a área atingida pelo fenômeno e constatou a gravidade dos danos. “Quando percebi que havia mortes tudo mudou e ficou ainda mais difícil segurar as lágrimas. A tragédia ganhou outra proporção e a dificuldade emocional de lidar com o momento se agravou.”

Tecchio, que prossegue produzindo imagens para a mídia publicitária, é empresário e radiodifusor, sócio da loja Xanxerê Fotos e da Rádio Super Difusora, de Xanxerê – emissora associada da Acaert.

O livro está disponível para download gratuito no site www.acaert.com.br

#acaert40anos #jornalismo #fotojornalismo #memoria #carboeditora

Post relacionado
Um resgate da história e um tributo aos profissionais de rádio e TV

Um resgate da história e um tributo aos profissionais de rádio e TV

A Acaert comemorou 40 anos em 2020 e o livro…

Digite sua palavra-chave de pesquisa e pressione enter para pesquisar